Resumindo, o fato é que a premiação está suspensa e os votos foram ZERADOS. Esta semana o organizador do Prêmio Podcast 2008, Eddie Silva, enviou a todos os inscritos um e-mail dando as devidas satisfações:
(...)Enfim, o Espresso Duplo registra aqui o apoio à decisão de Eddie Silva e estamos no aguardo do novo site e da nova data para o reinício das votações. Desde já, contamos também com a compreensão e apoio das centenas de milhares de ouvintes do Espresso Duplo. Considerem-se intimados a votar novamente, lazarentos!
1 – Iremos criar um novo site com um novo sistema de votação na qual a prioridade será a segurança e garantia de não haver fraudes. Além de o sistema ser desenvolvido especialmente para o Prêmio Podcast, teremos algumas formas de segurança como “captcha”, votos válidos somento do site concorrente, diferente do que temos hoje onde basta postar em qualquer site, twitter ou foruns o link do voto e qualquer pessoa vota sem saber o que está acontecendo. Fora outras ferramentas que não irei falar mas tenho certeza que irá ajudar na segurança dos votos.
2 – Os votos estão temporariamente suspensos. O site continuará no ar divulgando todos os podcasts inscritos em ordem de mais votado. O site simplesmente continuará no ar servindo como um diretório, onde qualquer visitante possa conhecer novos podcasts.
3 – A decisão de maior peso ou de maior responsabilidade é a de zerar os votos e começar tudo de novo a partir do novo sistema. Eu sei que agora muitos irão reclamar, falar que é um desrespeito aos ouvintes que já votaram ou aqueles que divulgaram o prêmio ou qualquer coisa parecida. A decisão é dura mas é preciso se queremos fazer algo em que o ganhador ou os que não tiveram a oportunidade de ganhar, ver que realmente não ouve fraudes ou algo que venha desabonar o prêmio. Tenho certeza que de imediato ninguém irá gostar desta decisão mas aos poucos irão ver que era preciso. Se todos realmente querem participar em divulgar o podcast no Brasil, irá entender e até apoiar. Eu não estou ganhando um centavo disso mas quero poder voltar a dormir tranqüilo. Tranqüilo porque não houve fraudes ou ataques, tranqüilo porque os participantes estarão concorrendo num prêmio justo.
(...)